19/11/2008

Dicas relacionadas à comunicação/ internet - parte 2

PESSOAS

O que vale na rede é o capital social, o prestígio que a pessoa tem em uma determinada comunidade e seu poder de interação com os demais.

P.R 2.0

Hoje o release começou a ser direcionado direto para os consumidores comuns e não apenas para os jornalistas. “ Queremos ter o mesmo tratamento de um colunista do Waall Street Journal”.

A assessoria de imprensa não se resume à assessoria de antigamente. Ela deve ir além e servir de consultoria para seu cliente. Desta forma poderá direciona-lo para onde pretendem de acordo com os objetivos do assessorado.

As assessorias de imprensa precisam pensar de maneira integrada e não oferecer um mero release, ela pode criar vídeos e disponibilizar na sala de imprensa, relatórios estatísticos, apresentações em power point, ou seja, tudo o que for possível e que sirva de ferramenta para ampliar a informação do jornalista sobre seu cliente. O relase de hoje deve agregar link de interesse para pesquisa, contatos, comunidades e fóruns relevantes, bem como vídeo e tudo mais que este meio digital possa oferecer.

Em meio a crise, o que fazer?

Deve-se criar um, comitê de crise. Este deverá ter como integrante o presidente, o assessor de imprensa, o executivo da internet e o advogado.

Posteriormente lançar novos conteúdos, com teor positivo e dissipa-lo na internet a fim de que este conteúdo ganhe espaço em sites diversos e colabore para que o conteúdo negativo comece a ir para baixo, perdendo as primeiras posições nos sites de busca. ( geralmente os internautas visitam até a 3 página do canal de busca)

O monitoramento neste caso é de grande importância e deve ser feito após 2 horas, depois 8 horas e 20 horas em média.

A intenção é lançar novidades para que o assunto que gerou ruído seja esquecido. Mas, mesmo assim corre o risco de que este volte à tona. O que fazer neste caso?

Compra de link patrocinado é um bom caminho, pois usando algumas palavras-chaves pode-se chegar até o público de interesse e deixar explícita a versão real dos fatos. Montando uma estratégia de neutralização dos post, aliada à uma versão oficial da empresa visando a comunicação direta, ex “ Veja neste link e versão oficial”;

É papel da assessoria de comunicação realizar algumas ações em nome do cliente afim de buscar mais interação com os blogs;

Outra recomendação é providenciar em até 12 horas no máximo a ação com os porta-vozes da empresa, com os formadores de opinião, da mídia e de blogs e fóruns expressivos.

Se for necessário, a assessoria pode instruir seu cliente à abertura de espaço para discutir abertamente a questão. Desta maneira estará proporcionando mais transparência corporativa e diálogo com o mercado.

É importante separar o joio do trigo e saber distinguir um comentário ofensivo que possa gerar crise a curto ou longo prazo de um comentário mais “ligth”, não passível de muita repercussão, pois não tem como esperar que se falem bem de uma marca o tempo todo. A assessoria de
imprensa, em parceria com a assessoria deve saber avaliar o que há de nocivo neste meio.

Outro interessante meio de comunicação que serve de instrumento para a assessoria são os vídeos. São de baixo custo e podem, sem muitos recursos, passar a mensagem que o seu cliente objetiva transmitir. Neste caso os recursos visuais são menos relevantes, uma vez que o que vale é o ineditismo.

COMUNIDADES/ BLOGS

O que vale não se resume à audiência de um blog ou comunidade e sim o conteúdo. Se é relevante ou não. Um conteúdo rico será responsável por reter a sua audiência. Os visitantes da sua comunidade ou blog recomendarão para conhecidos e quando for ver o boca-a-boca já estará acontecendo.

Um dos instrumentos mais importantes do blog é a transparência pois o leitor não é bobo e sabe quando está sendo enganado. Outro é a agilidade nas respostas, pois demonstra consideração com o seu visitante/ leitor.

Se tratando de BLOG corporativo, o ideal é responder ao consumidor com a assinatura enquanto funcionário da empresa, pois dá credibilidade e o público percebe que está sendo amparado por alguém. Simplesmente assinando com o nome da empresa remete à algo frio e menos consistente.

CURIOSIDADES

  • No primeiro dia o Obama já tinha 35 mil seguidores no Twitter
  • Conseguiu juntar 500 mil dólares apenas em 1 dia de doações feitas pela internet
  • 25% do faturamento da Tecnisa é proveniente de vendas virtuais e para eles a internet não é um meio de comunicação e sim ponto de venda.
  • A cada dia 500 mil pessoas entram na internet pela I vez
  • 94% dos SMS são lidos
  • Em um ano 180 gigabytes de conteúdo foram publicados na internet – o suficiente para ir da Terra ao Sol 2 vezes e voltar.O wikipedia tem hoje 10 milhões de verbetes

3 comentários:

hjhjhjhj disse...

Olá minha querida!
Lindo Blog!
Tomei a ousadia de "seguir" seu blog!
Um beijo e parabéns!!!

Trika Lopes disse...

Seja bem-vindo! :-)

Victor S. Gomez disse...

Como assessora de imprensa você mesma vende seu peixe. rs. Seu trabalho está muito bom. Abraços