18/11/2008

Comunique-se e Maxpress que se cuidem


Participei de um evento esses dias e fiquei muito otimista quando soube que existirá outra alternativa além do Maxpress e Comunique-se. Para quem é jornalista ou assessor de imprensa, sabe muito bem do que estou falando,rs Ambos são úteis e melhor do que nada quando o assessor de imprensa precisa criar uma estratégia de comunicação para divulgar seu cliente, ainda mais se for fora de seu estado de atuação, lá no nordeste, para alguns jornais e editorias específicas, por exemplo. Tá certo que neste meio jornalístico, os coleguinhas costumam mudar muito de emprego, com isso nem sempre o mailing está atualizado. Entretanto, ambos se matam para deixar sua base atualizada.

Do outro lado estão os jornalistas que geralmente têm suas caixas postais entupidas de releases e mensagens com sugestões de pauta que nada tem haver com a editoria que cobrem. Eu por exemplo, tenho uma revista online de fitness. Fiz a besteira de me cadastrar nos dois para receber novidades das assessorias com clientes do segmento, mas não existia a categoria Fitness. Lá fui eu cadastrar a Treino Total em esportes. Resultado: uma avalanche de releases de asssuntos totalmente desinteressantes para mim e para o meu veículo de comunicação: futebol, hipismo, iatismo, isso quando não vêm sugestões de pautas de moda ou sobre lançamentos de acessórios automotivos. Pedi, tanto para o Maxpress quanto para o Comunique-se o meu descadastro, mas até hoje tenho recebido e-mails contendo mensagens deste tipo.

Está certo que ambos cumprem seu papel de fornecer o mailing e quem faz o uso indevido é a assessoria. Realizam a busca e o que vier, sem qualquer análise, servirá de ponte entre a sugestão de pauta e o jornalista. Às vezes funciona, em outras, só traz chateação e é isso que diferencia a boa da má assessoria de imprensa e dos profissionais que fazem parte dela.

A boa notícia é que uma jovem de apenas 24 anos, Fernanda Lara buscou ir além e utilizar as ferramentas web 2.0 para inovar e trazer o que há de melhor para facilitar esta ponte entre o assessor e o jornalista. É o Gater List, que será lançado amanhã, dia 19 de novembro. No intervalo do evento fui conversar com sua idealizadora e fiquei feliz em saber que dentro de esportes terá a seção Fitness, Ufa! Logo entreguei meu cartão e pedi para ser cadastrada na nova ferramenta. O lançamento está bem próximo e por enquanto vocês podem conferir o que o GATER LIST promete acessando esta simpática apresentação .

Nenhum comentário: