17/11/2008

Dicas relacionadas à comunicação/ internet

Abaixo segue uma compilação das anotações que fiz durante o PR 2.0, promovido pela revista Bites na última semana.

A vontade aqui seria de colocar as aspas de quem disse o quê durante o evento, mas fui anotando, anotando, sem dizer quem “deu os nomes aos bois” e o que eu tenho é uma enorme vontade de compartilhar tudo isso com vocês. Espero que de alguma forma tenham utilidade.

GERAL

Nos dias de hoje, tudo pode ser editado, anúncios publicitários, vídeos, absolutamente tudo.

O socialcasting não acabará com o broadcasting. Mas a tendência é que um utilize o outro, mediante a utilidade, como no caso da Band que utilizou imagens no Youtube para ilustrar sua matéria quando presenciamos o caso do affair do Ronaldinho.

Estamos vivendo um uma era que não basta mais aquele padrão formatado, aquele planejamento para comunicar via rádio, jornal, temos que rever os velhos métodos e as melhores maneiras de comunicar para o mundo, pois tudo está ao acesso de todos. “Estamos no momento de reordenação e indexação de conteúdo”.

Os processos de formação de opinião estão mudando e os jornais estão virando ruído de fundo. Os adolescentes, por exemplo, costumam usar internet e ao mesmo tempo mantêm a TV ligada, diferente de antes que a maioria sentava diante da TV e estava com a atenção exclusivamente voltada para isso. É comum que hoje em dia as pessoas se envolvam em diálogos simultâneos e como prender a atenção destas pessoas?

Um anúncio em página dupla de jornal não é mais o suficiente, é preciso encontrar outros meios.

Fora da internet o boca-a-boca se dissipa no ar, na internet não, pois os históricos ficam registrados. Os comentários ficam lá ao acesso de todos.

O que vale é o compartilhamento das informações na Rede. Ao invés de não usar, ofereça e se não der para oferecer, interaja, pois está havendo uma mudança de paradigma.

EMPRESAS

Hoje a maioria controla o acesso na internet e proíbe acesso às redes sociais, entretanto, é muito importante que a empresa busque diálogo na internet e se pronuncie diante dos fatos. O consumidor 2.0 reclama, pede e elogia para os demais, aí podemos colocar o exemplo do NESCAU tradicional que voltou a ser fabricado após perceberem que uma comunidade numerosa reclamava sobre a suspensão do produto e também tem o caso do Boticário, que teve um perfume novamente colocado em sua linha de produção após queixas dos consumidores.

Por isso as áreas de TI devem liberar o acesso às Redes Sociais para seus gestores de Comunicação. Desta forma podem se antecipar a fatos e a crises. Se não tiverem acesso, correm o risco de ficarem sabendo quando for tarde demais.

Não vale simplesmente controlar, a empresa precisa entender o que está havendo.

O que estão falando da sua marca e em quais canais?

Não existem mais segredos no mundo corporativo, a qualquer momento algo sigiloso pode vazar pela internet.

As empresas precisam tomar cuidado para não praticarem marketing de interrupção. O que está na internet está, não tem como “limpar” e impor como na época da ditadura. As pessoas falam entre si, unem-se pelo bem comum e compartilhar experiências tanto boas quanto ruins. Se a empresa pensa em coibir, é muito pior e é preciso que ela busque envolvimento. Não há espaço para controladores e se houver controle, perde-se a credibilidade.

O monitoramento do que estão falando sobre sua marca é necessário e deve ser feito periodicamente.

A empresa vive de relacionamentos com seus clientes.

Hoje um matrimônio sem diálogo é algo impensável e isso também vale para as empresas.

As empresas precisam passar pela barreira do medo e começar a dialogar com seus consumidores. Precisam cativá-los, entender seu lado.

É muito importante que a empresa abra um espaço na internet para seu consumidor propor e colaborar com novas idéias, aliás, por meio dele a empresa pode descobrir quais são seus verdadeiros anseios e lançar produtos e serviços de acordo com suas expectativas.

PESSOAS

Hoje o que vale na rede é o capital social, o prestígio que a pessoa tem em uma determinada comunidade e seu poder de interação com os demais.

****No próximo post continuarei com as anotações

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