20/08/2008

O jornalista 2.0 - um novo profissional

Diante desta nova fase da internet, já tida como a II bolha, também começa haver uma revolução entre as profissões.

Aquele profissional arcaico, extremamente conservador e fechado às novas experiências perde espaço para os que possuem características como inovação, ousadia e flexibilidade às mudanças que este ambiente propicia.

Tratarei de um post especial para falar a respeito de algumas das novas profissões que seguem nesta linha e que ainda carecem de pessoas qualificadas para executá-las, mas desta vez vou tratar do jornalista 2.0.

Durante a aula de Comunicação Empresarial na facu, maioria dos alunos saia da sala, demonstrando total desinteresse pelo assunto. Os jornalistas de “verdade” daquela época, e que inclusive não faz muito tempo, eram aqueles que trabalhavam nas redações dos principais jornais da cidade. Quem demonstrava interesse pelo lado da assessoria de imprensa era de certa forma, discriminado. Hoje o jornalista que segue esta linha de raciocínio, especializado só em impresso, só em tv, só em rádio, ou melhor, em só uma COISA, está fadado à estagnação.

As melhores oportunidades serão daqueles que conseguirem enxergar todas as relações da comunicação de forma integrada.

Estive no último evento do Café com Internet em SP, promovido pela WBI e que na ocasião foi discutido sobre e-mail marketing e o SEO. Lá o palestrante disse que para um site conseguir ser bem posicionado nos mecanismos de busca ele precisa de alguns elementos, como por exemplo, programação tabless utilizando as palavras-chaves mais buscadas (após conferência no Google Trends), indicação do seu site em site de terceiros com conteúdo relevante – o que aumenta a sua popularidade e, além disso, um outro elemento que precisa estar alinhado, que é o trabalho da assessoria de imprensa. Logicamente o que um jornalista mais deseja é que a informação que ele deposita em um site seja acessada, quer seja em uma revista virtual, jornal, ou site corporativo. Neste momento a assessoria de imprensa tem papel fundamental para disseminar a notícia, artigo, entrevista, release, etc em outros veículos de interesse. Quem acredita que aquele conteúdo recebido tem relevância, publica mesmo, sem dó. E o que isso gera? Gera reprodução do conteúdo com a fonte e consequentemente link para o seu site. Lembre-se, quanto mais sites relevantes estiverem apontando o seu site, melhor posicionado ele fica.

Neste momento fiquei satisfeita, pois a minha experiência permite que eu mesma atualize o site que estou fazendo e que eu mesma depois construa releases e os envie aos canais de interesse para que o meu site fique mais conhecido. Neste momento me pergunto, e quem não tem a mínima idéia do que é este trabalho de assessoria de imprensa?

Falei de assessoria apenas para dar uma idéia de como as coisas funcionam. Por incrível que pareça, ainda existem jornalistas por aí que não têm a mínima noção de como administrar um site de notícias. Ele não sabe que existe um administrador de conteúdo e que para isso basta preencher os espaços e dar um OK, enviar, ou algo do tipo para o conteúdo subir...Ele nunca fez isso e nunca se interessou por isso. E falar sobre otimização do site para canais de busca? Ele vai perguntar se estamos falando em outra língua. Não sou programadora (ainda, rsrsrs), mas pelo menos sei o que é e tenho condições de exigir que um site seja construído sobre estes moldes e trabalhar de maneira conjunta com os desenvolvedores, levantando as palavras-chaves, construindo o conteúdo em ordem de relevância e ainda colaborando na arquitetura da informação.

É aí que me pergunto: se a pessoa NEM SABE QUE EXISTE E NUNCA OUVIU FALAR A RESPEITO desta nova maneira de tratar um canal de informação, que favorece que a notícia seja mais facilmente localizada nos canais de busca, quem dirá contratar alguém para que faça isso?!

Peço que meus amigos jornalistas não se revoltem, rsrsrs Mas, com exceção daqueles que cobrem o caderno de tecnologia e que sabem o que é SEO e os da nova geração, muitos deles já contratados pelos grandes portais, posso dizer com convicção que grande parte daquela “geração da máquina de escrever” perderá espaço para estes profissionais que pensam em comunicação de uma maneira mais GLOBAL, mais adiantada e digitalizada.

Depois falo um pouco mais sobre este novo jornalista 2.0.

2 comentários:

MARASKA disse...

cara jornalista 2.0
sou jornalista / trabalho na tve / sbt / lembro ainda do dia em quem e levaram a máquina de escrever / foi trsite .../ desde lá tenho tentado aprender / apreender coisas / fatos / novidades
escrevo poesia / texto / etc
gostaria de entrar em contato / gostaria de saber mais sobre estas novas tecnologias e também me apresentar / estou fazendo um trabalho de assessoria de um evento de fitness / gostaria de divulgar e també mde do]ivulgar o site ? um abraço /meu e-mail é germanomaraschin@gmail.com
meu nome é germano

MARASKA disse...

muiot interessante por esta nova busca de funções e trabalhos
temos realmente que correr atrás e buscar / aprender
apreender todos os dias
vou entrar de cabeça neste site
soun jornalista da tve e sbt aqui em poa e estou produzinfdo um
evento sobre sobre fitness / gostaria de divulgar e oferecer uma possível participação no fitness day que vai acontecer em novembro
meu e-mail é germanomaraschin@gmail.com
um abraço
germano