15/08/2008

A era do Socialcast


Lembro da época da faculdade, broadcast pra cá, pra lá.... Há vários bons anos, tudo girava em torno da mídia tradicional.

Hoje o cenário está mudando e estamos vivendo uma nova fase. Tudo isso graças à Internet e às inúmeras facilidades para se adquirir um computador, que até então faziam parte da realidade das classes A e B. As pessoas começaram sentir o poder da expressão e que bastava uma conexão na internet para falar e gritar para o mundo. Hoje, quem não pode comprar um computador, mesmo que facilitado em 24 vezes, recorre à uma lan house e gasta o tempo e o dinheiro que pode.

Como conseqüência desta revolução digital, o internauta percebeu que não precisa mais de intermediações. Basta ter iniciativa, conexão, um computador e pronto! Ele pode tudo!

Li na Carta Capital desta semana, o Marcelo Coutinho, do IBOPE, dizer que estamos na era do Socialcast, que pelo visto ainda vai dar o que falar. O novo termo significa "interação de conteúdos". Segundo pesquisa da DataFolha, hoje 11% dos internautas estão postando comentários em notícias. Em 2007, eram apenas 3%.

A real disso tudo é que todos podem ser jornalistas. Podem conseguir até mais furos de reportagem do que os próprios jornais. As possibilidades são inúmeras, bastando que a pessoa esteja no local dos fatos. Isso já pudemos acompanhar em alguns acidentes passados, como no caso da TAM, do WTC, etc, dentre outros.

E, ao contrário do que os meus coleguinhas de profissão pensam não vejo problema nenhum nisso. Quanto mais informação, desde que verdadeira e consistente, melhor. Sou completamente a favor da comunicação, independente do meio e do autor em questão.

A maioria reclama porque tem medo do desemprego, mas os mais fortes e os jornalistas 2.0 sempre sobrevivem, kkkkk

No próximo post eu escrevo quais as características deste novo profissional - o Jornalista 2.0.

Um comentário:

Ana disse...

Muito boa a postagem. Somos profissionais multimidia e atentos à tecologia e à informação.
E falando dessa nova era em que vivemos, porém nem tantos perceberam, falamos muito sobre reciprocidade aberta que tem muito em comum com o que citou sobre "socialcast" .
Gostei muito de conhecer seu site dia desses atrás, bjão