03/10/2008

Se não valorizar, ele vai embora


Você gosta do seu funcionário? Considera-o imprescindível para que exista sucesso em tudo o que a sua equipe ou empresa faz?

Então, valorize-o!

Hoje eu percebo que muitos chefes não levam em consideração os seus subordinados. Pra eles o colaborador não passa de mais um número operacional na empresa. Não se importam se estes trabalham aos finais de semana, se ficam até mais tarde. Ouvi certa vez um dizendo “não fazem mais do que a obrigação”, mas não é bem assim...

As pessoas muitas vezes deixam de estar com os seus familiares, de aproveitar momentos de lazer para se dedicarem ao trabalho. Em certos casos, não vejo problema algum, é claro! Naqueles casos os quais o funcionário recebe hora extra, banco de horas, podendo após uma viagem no final de semana à trabalho, tirar um dia para chegar mais tarde, ou faltar para resolver assuntos pessoais que ele deixou de fazer por estar com o final de semana tomado pela empresa.

O problema é que em alguns lugares o seu chefe precisa do funcionário mais tempo do que aquele determinado pelo expediente e não faz nada para fazê-lo sentir mais motivado. NADA! O chefe nem dá um “muito obrigado” – o que ainda é bem pouco perto de tudo o que o funcionário proporciona, quem dirá pagar seus direitos, ou pelo menos o banco de horas.

O engraçado é que nas entrevistas de processos seletivos, querem saber de tudo, nós, por outro lado, cumprimos o papel de falar a verdade, de mostrar que temos sim gabarito para ofecer tudo aquilo que ele procura, mas, e a empresa? Por que ela também não joga limpo e já diz que não paga hora extra, que as pessoas precisam trabalhar de graça e serem exploradas em troca de nada? Certamente algumas pessoas, mesmo sabendo destas condições, aceitariam. Aí sim ninguém cobraria nada de ninguém, pois houve transparência.

Depois, quando o funcionário encontra outra oportunidade e pede demissão, surge aquele ar de surpresa! Vai sair? Como assim?

É, já é tarde... O funcionário já foi!

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