28/08/2009

Comprando pela internet com segurança

Encontrei este release na internet, concordo com algumas coisas e com outras não. Abaixo escrevo em amarelo dando o meu parece enquanto proprietária de loja virtual.

A confiança do consumidor brasileiro no comércio eletrônico tem crescido e, com isso, as vendas das lojas virtuais também aumentam. De acordo com a consultoria e-bit, o Índice de Confiança do e-consumidor -- indicador criado em parceria com o Movimento Internet Segura -- atingiu 86,3% no mês de abril. Já as vendas pela internet, também segundo a e-bit, somaram R$ 2,9 bilhões no primeiro trimestre deste ano, valor que representa um aumento de 24,6% em relação ao mesmo período de 2008.

Apesar desses números animadores, é bom ficar atento. A internet esconde ameaças que podem causar prejuízos aos consumidores virtuais. No Brasil, os riscos mais comuns estão em sites falsos (que, em geral, vendem produtos a preços muito abaixo do mercado), na comercialização de produtos contrabandeados, ou com importação fraudulenta (a embalagem indica um produto mas, na verdade, contém outro diferente).

Para evitar transtornos como esses, a Eletrônica Santana preparou uma lista com sete dicas que podem garantir mais segurança ao consumidor na hora de fazer suas compras pela internet -- e, com isso, manter a confiança no comércio eletrônico. Estas são as recomendações:

1 - Procure saber se a loja virtual também possui loja física, com endereço, telefone para contato e e-mail. (Não concordo. Tenho apenas loja virtual, não é física e trabalho com a mesma seriedade. E muito mais facil hoje em dia começar a empreender com loja virtual, pois exige menos investimentos e tem sido uma otima alternativa para os que estão começando a trabalhar com e-commerce, como no meu caso.)

2 - Verifique se o site é seguro e conhecido de outras pessoas (informações em fóruns e na própria internet podem ajudar). OK

3 - Confira se a loja possui certificados de segurança, como VeriSign, InternetSegura, Unicert, FControl, entre outros. OK

4 - Duvide de preços muito baixos, fora do padrão praticado por outras lojas virtuais. Sim, fato. Vendo suplementos. Muitos deles acabam entrando clandestinamente ao Brasil, pelo Paraguay de qualidade duvidosa. Às vezes meus clientes acham que eu que cobro muito. Mas adquiro direto da importadora ou fábrica, então a qualidade do produto é garantida. Por outro lado, existem as promoções ou a loja não pode vender nada mais baixo que o cliente precisará duvidar?

5 - Imprima sempre os comprovantes de compra, com o número da transação e a confirmação do pedido. OK

6 - Leia todos os termos do contrato, antes de finalizar a transação. Isso evita problemas futuros em relação a trocas e devolução do dinheiro, no caso de arrependimento. Nem sempre estes termos existem, da mesma forma que loja fisica, a não ser que a compra envolva uma quantidade significativa de dinheiro, como um eletroeletronico, um carro. Roupas por exemplo, nunca assinei nenhum contrato em loja fisica antes de adquirir uma roupa e isso também vale para loja virtual.

7 - Em hipótese nenhuma, confirme seus dados pessoais por e-mail (muitos golpes são originados dessa maneira). Se o consumidor não passa os dados pessoais, qual garantia o dono da loja tem ao entregar o produto? Discordo da sugestão e cabe ao consumidor verificar se tem CNPJ, consultar para saber se é uma empresa séria antes. Ambos correrão risco neste caso, tanto o dono da loja quanto o consumidor

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