22/04/2009

Breve aula sobre o Twitter


Resolvi dedicar este post a todos os novatos e novatas no Twitter, para todos que já criaram suas contas, mas que ainda não sabem ao certo como usar e nem para que serve...

O Twitter é uma espécie de microblogging utilizado para os mais diversos fins. Quando criei o meu também pensei que era um tanto quanto inútil, mas com o tempo fui mexendo, pesquisando e encontrando nele utilidade para o meu caso, que é ampliar meu networking, compartilhar informações de interesse, além de divulgar meus trabalhos e projetos.

Se a pessoa cria uma conta e deixa parada, ninguém vai encontra-la e passará a seguir do nada. A não ser que você queira apenas se comunicar com um número restrito de pessoas, apesar de que você estará deixando de aproveitar o propósito desta ferramenta que é levar e receber o maior número possível de informações.

Logicamente em meio a milhões de Twitters existe muita porcaria, mas é só deixar de seguir e pronto, muito simples. Ou então, repare antes no resumo do perfil do indivíduo a ser seguido e nos ultimos uptades. Se achar tudo muito sem importância, nem siga.

Quer que te sigam? Passe a seguir as pessoas. Vá abrindo perfis, vendo quem segue quem e comece a seguir. Com certeza parte destas pessoas saberão da existência do seu Twitter e começarão a seguí-lo também.

Pra que você pode usar o seu Twitter?

  • Pra simplesmente jogar conversa fora e contar o que está fazendo, fez ou o que pretende fazer...

  • Pra divulgar um novo post em seu blog, como fiz agora também...

  • Pra ficar por dentro de vagas de empregos, isso mesmo, algumas empresas e agencias de mkt e etc usam o Twitter para buscar novos candidatos e só da pessoa ter o twitter já mostra que é mais antenada

  • Para ficar por dentro de eventos, peças, shows. Eu sigo o twitter do SESCSP e sempre recebo dicas bacanas

  • Para representar a empresa que trabalha, levando novidades sobre lançamentos de produtos, realizar pesquisas de opinião, como SAC também, divulgando promoções, eventos e por aí vai

  • Ampliar o networking

  • Para ter acesso a noticias diversas seguindo o twitter da CNN, BBC, dentre outras.Caso seja jornalista ou tenha um site de notícias, para receber sugestões de pautas, opinião dos leitores

Tem vários Twitters interessantes para seguir, basta ir em FIND PEOPLE e digitar a palavra chave do seu interesse que algumas opções irão surgir.

No último Salão do Automóvel eles fizeram ótimo uso da ferramenta. Na home do site do Salão tinha a opção para segui-lo. Nos updates eles falavam sobre os bastidores da feira, visitas ilustres, expositores presentes e etc

Como responder a uma mensagem?

Basta digitar arroba e o nome do do profile no Twitter

ex: @treinototal

Desta maneira a mensagem será encaminhada para este Twitter e para os demais que estão te seguindo

Caso prefira enviar uma mensagem direta para a pessoa, sem que os demais vejam, basta ir Actions> message

Escreva a mensagem até 140 carecteres (letras) e SEND, para enviar

Se deseja que alguem não leia mais suas mensagens, vá em Actions > Block

Quando você começa a usar o Twitter o seu perfil é aberto, ou seja, qualquer pessoa pode ler, se achar a página na web por exemplo. Se preferir que o conteúdo seja fechado e que só quem você autoriza te seguir leia o que você escreve e que nenhum mecanismo de busca encontre o conteúdo postado por você, vá em Settings e logo abaixo selecione a função Protect my uptades

Nesta mesma página, em One Line Bio, você escreve sobre você, ou algo que queira divulgar, site etc. É basicamente um resumão sobre o que deseja colocar em seu perfil.

Na aba logo acima SETTING > DESIGN você pode mudar o tema de fundo do seu twitter ou ainda fazer upload do seu fundo personalizado em Change background image e mudar as cores da fonte, dos links e etc em Change design colors .

Abrir e fechar toda vez a sua página do twitter é bem chato né? Para quem usa o Firefox existe um aplicativo bem bacana e prático, o TwitterFox para você inserir seus uptades, acompanhar os uptades das pessoas que você segue e ainda por ali também enviar mensagem direta, dar um reply e poder alternar com facilidade mais de uma conta, caso possua.

O legal é que de início era mais o pessoal das agencias de internet, publicidade, comunicação que imperava no Twitter. Depois que saiu na Isto É, Veja, na TV e em outros diversos canais pessoas de outros segmentos estão passando a utilizá-lo. Então está ficando cada vez mais popular e melhor para usá-lo, seja lá qual for o seu propósito.

Bom, espero que tenha dado uma “clareada” e ajudado pelo menos um pouco a entender como o Twitter funciona..

Seguem meus profiles, caso queira seguir meus posts e meus trabalhos:

www.twitter.com/trikalopes

www.twitter.com/treinototal


4 comentários:

Alterado disse...

é amiga , o passarinho veio para ficar , depois que saiu a reportagem no fantástico no domingo passado , creio que cada vez mais pessoas vão aderir à ferramenta.
Muito explicativo este teu post

abraço

Leandro disse...

Um ótimo post de utilidade pública.
Sabia da existência do Twitter por ouvir as pessoas falarem e do que ele fazia por alto. Mas esse texto explica detalhadamente o funcionamento e a utilidade dele.
Bom, com relação a seguir um twitter ou não, conhecer pessoas, já faço isso com o blog. Um blog interessante mostra que o seu dono também é interessante e essa pessoa tem muito potencial de conhecer outras pessoas também interessantes. É mais ou menos isso que eu faço através do meu blog, conhecer pessoas e filtrar as interessantes e daí começar uma relação de amizade.
Não digo que vou criar logo um twitter, mas a idéia nasceu na minha cabeça e um dia desses devo criar um. Basta apenas solidifcar a necessidade de ter um.
Ah, e também gostei do blog, dei uma olhada nos post anteriores, arquivo e gostei. Voltarei aqui mais vezes.
Beijo

Regis Copperfield disse...

Dei seu endereço como referência e pesquisa no meu blog. Parabéns pela matéria.

Lena disse...

Olá, Trika, Prazer.

Vim pela indicação do Regis. Foi ótimo saber mais dessa ferramenta que ainda não utilizo. Mas nas férias de julho começarei a usar, acredito, eh eh eh!.

Abraço,

Lena