23/09/2008

De carro ou de bike?


Ontem foi o comemorado o “Dia Mundial sem carro” e soube desta data comemorativa pela internet, ao chegar no trabalho.

Comecei a me perguntar, dia sem carro? Meu Deus! E aquele trânsito todo? Venho à capital de outro município da grande SP e este dia foi um daqueles que mais demorei. Foram praticamente 2 horas presa dentro do ônibus. Se fosse o dia mundial com carro, como é que seria então?Rsrs

O problema é que não existe transporte público o suficiente para todo mundo. Muitos políticos sugerem alternativas, pedem que as pessoas utilizem os meios de transporte e deixem seus carros na garagem, mas quantos deles encaram o metrô no horário do Rush? Ou então, quantas filhas de políticos e esposas andam espremidas no ônibus? Falar é bom, mas ..

Sou favorável às caronas. Hoje as redes sociais estão aí e é muito fácil pelo Orkut, por exemplo, saber quem mora no seu condomínio, quem trabalha onde e começar a rachar as despesas todas... O problema é: as pessoas estão cada vez mais individualistas, mal te cumprimentam quando passa na rua, quanto mais chegar ao ponto de combinar carona. Sem contar que em nossa sociedade vivemos desconfiados, ninguém mais confia em ninguém, pois vira e mexe ouvimos casos absurdos envolvendo violência por aí...

Eu ontem de noite na paulista, comecei a ouvir um barulho. Eram centenas de ciclistas esbravejando a favor do uso da magrela no lugar do carro. Eles tomaram 3 pistas, na que restou, do lado esquerdo, passavam motoristas com seus carros meio que sem saber o que fazer, meio intimidados com os manifestantes. Os ciclistas paravam pegavam as bikes, erguiam ao alto e gritavam “Largue o carro, vá de bike”.

Ok, a idéia até que é boa, adoro bike, ainda mais por ser completamente adepta aos esportes, mas comecei a me imaginar vindo todos os dias trabalhar com esse meio de transporte. Pegaria a Rodovia Castelo Branco, depois a Marginal Pinheiros, a JK, a subida da Brigadeiro, meu deus, hahahhha Primeiro que precisaria de sair 4horas antes de casa para dar tempo, segundo que chegaria pingando de suor, não poderia tomar banho porque aqui não existe chuveiro, hahhahah Coitados dos meus companheiros de trabalho. E isso ainda se eu chegasse viva aqui, porque em SP, infelizmente os motoristas no trânsito parece que estão em guerra. Ninguém respeita ninguém, cada um por si e decidirem jogar o carro simplesmente para entrar em primeiro lugar em uma fila, jogam, sem dó!

Também me peguei pensando em uma pessoa de idade, fazendo tudo o que precisa de bicicleta, meio complicado né?

É, de fato fizeram barulho, mas a coisa não é tão simples quanto parece ser.

Nenhum comentário: