22/04/2009

Breve aula sobre o Twitter


Resolvi dedicar este post a todos os novatos e novatas no Twitter, para todos que já criaram suas contas, mas que ainda não sabem ao certo como usar e nem para que serve...

O Twitter é uma espécie de microblogging utilizado para os mais diversos fins. Quando criei o meu também pensei que era um tanto quanto inútil, mas com o tempo fui mexendo, pesquisando e encontrando nele utilidade para o meu caso, que é ampliar meu networking, compartilhar informações de interesse, além de divulgar meus trabalhos e projetos.

Se a pessoa cria uma conta e deixa parada, ninguém vai encontra-la e passará a seguir do nada. A não ser que você queira apenas se comunicar com um número restrito de pessoas, apesar de que você estará deixando de aproveitar o propósito desta ferramenta que é levar e receber o maior número possível de informações.

Logicamente em meio a milhões de Twitters existe muita porcaria, mas é só deixar de seguir e pronto, muito simples. Ou então, repare antes no resumo do perfil do indivíduo a ser seguido e nos ultimos uptades. Se achar tudo muito sem importância, nem siga.

Quer que te sigam? Passe a seguir as pessoas. Vá abrindo perfis, vendo quem segue quem e comece a seguir. Com certeza parte destas pessoas saberão da existência do seu Twitter e começarão a seguí-lo também.

Pra que você pode usar o seu Twitter?

  • Pra simplesmente jogar conversa fora e contar o que está fazendo, fez ou o que pretende fazer...

  • Pra divulgar um novo post em seu blog, como fiz agora também...

  • Pra ficar por dentro de vagas de empregos, isso mesmo, algumas empresas e agencias de mkt e etc usam o Twitter para buscar novos candidatos e só da pessoa ter o twitter já mostra que é mais antenada

  • Para ficar por dentro de eventos, peças, shows. Eu sigo o twitter do SESCSP e sempre recebo dicas bacanas

  • Para representar a empresa que trabalha, levando novidades sobre lançamentos de produtos, realizar pesquisas de opinião, como SAC também, divulgando promoções, eventos e por aí vai

  • Ampliar o networking

  • Para ter acesso a noticias diversas seguindo o twitter da CNN, BBC, dentre outras.Caso seja jornalista ou tenha um site de notícias, para receber sugestões de pautas, opinião dos leitores

Tem vários Twitters interessantes para seguir, basta ir em FIND PEOPLE e digitar a palavra chave do seu interesse que algumas opções irão surgir.

No último Salão do Automóvel eles fizeram ótimo uso da ferramenta. Na home do site do Salão tinha a opção para segui-lo. Nos updates eles falavam sobre os bastidores da feira, visitas ilustres, expositores presentes e etc

Como responder a uma mensagem?

Basta digitar arroba e o nome do do profile no Twitter

ex: @treinototal

Desta maneira a mensagem será encaminhada para este Twitter e para os demais que estão te seguindo

Caso prefira enviar uma mensagem direta para a pessoa, sem que os demais vejam, basta ir Actions> message

Escreva a mensagem até 140 carecteres (letras) e SEND, para enviar

Se deseja que alguem não leia mais suas mensagens, vá em Actions > Block

Quando você começa a usar o Twitter o seu perfil é aberto, ou seja, qualquer pessoa pode ler, se achar a página na web por exemplo. Se preferir que o conteúdo seja fechado e que só quem você autoriza te seguir leia o que você escreve e que nenhum mecanismo de busca encontre o conteúdo postado por você, vá em Settings e logo abaixo selecione a função Protect my uptades

Nesta mesma página, em One Line Bio, você escreve sobre você, ou algo que queira divulgar, site etc. É basicamente um resumão sobre o que deseja colocar em seu perfil.

Na aba logo acima SETTING > DESIGN você pode mudar o tema de fundo do seu twitter ou ainda fazer upload do seu fundo personalizado em Change background image e mudar as cores da fonte, dos links e etc em Change design colors .

Abrir e fechar toda vez a sua página do twitter é bem chato né? Para quem usa o Firefox existe um aplicativo bem bacana e prático, o TwitterFox para você inserir seus uptades, acompanhar os uptades das pessoas que você segue e ainda por ali também enviar mensagem direta, dar um reply e poder alternar com facilidade mais de uma conta, caso possua.

O legal é que de início era mais o pessoal das agencias de internet, publicidade, comunicação que imperava no Twitter. Depois que saiu na Isto É, Veja, na TV e em outros diversos canais pessoas de outros segmentos estão passando a utilizá-lo. Então está ficando cada vez mais popular e melhor para usá-lo, seja lá qual for o seu propósito.

Bom, espero que tenha dado uma “clareada” e ajudado pelo menos um pouco a entender como o Twitter funciona..

Seguem meus profiles, caso queira seguir meus posts e meus trabalhos:

www.twitter.com/trikalopes

www.twitter.com/treinototal


17/04/2009

Nasce a REDE BICHOS - Criada para reunir protetores de animais


Ao longo de um tempo comecei a reparar que existem diversos focos na internet de pessoas bem intencionadas e que fazem de tudo para salvar os animais que estão pelas ruas, abandonados e que precisam dos nossos cuidados. Existem Blogs, sites, comunidades diversas no Orkut e ainda os protetores que utilizam seus e-mails para se comunicar e pedir socorro sempre que um novo animal está em busca de donativos, ou então, de um novo lar.

Em alguns casos estes mecanismos são altamente eficazes, em outros, nem tanto. Vou explicar.
No Orkut existem comunidades diversas que tratam da causa, mas que não está no Orkut não pode interagir, não pode encontrá-la realizando uma busca no GOOGLE por exemplo e ainda quem está lá dentro não tem como enviar uma mensagem para todos que fazem parte da comunidade. Isso facilitaria muito, mas infelizmente nem o dono da comunidade tem controle sobre isso e quem manda é o ORKUT. Ele deixa o dono da comunidade limitado e o argumento que dão é que se enviar muitas mensagens está caracterizado como SPAM. Uma pergunta que faço. Se eu entro na comunidade é porque me interesso pelo assunto, logo, me interesse em receber mensagens. Isso é SPAM? Bom, deixemos o Orkut de lado...

Sobre os BLOGS, pesquisei diversos. Existem aqueles sempre atualizados e excepcionais, mas também reparei que muitos estão há anos sem atualização. Animais são anunciados como carentes de um lar e pode ser que até já tenham sido doados e ninguém sabe...

E-mails são ótimos, mas também pode ser que a mensagem enviada vá para a lixeira ou então seja barrada pelo filtro anti spam da sua caixa postal.

Não estou desmerecendo nenhum caminho, nenhum meio de comunicação e esforço, mas de fato acabam tendo algumas falhas. Não devemos eliminá-los, claro que não, mas por conta disso tudo e ao conhecer o NING e já testar com outro propósito, imaginei que estava faltando um canal de comunicação mais específico, onde todos os protetores pudessem se encontrar, onde ONGS e associações pudessesm criar seus grupos, onde os donos dos grupos e moderadores pudesses enviar mensagens para todos os integrantes, postar eventos, falar com protetores de outros estados, cidades, tudo isso em prol dos animais. Foi a partir disso e de uma conversa com o meu pai, que também é protetor, que nasceu a REDE BICHOS - O ponto de encontro dos Protetores de animais e de pessoas que queiram fazer a diferença.

Neste momento a REDE BICHOS precisa ser divulgada para que consiga atingir seu verdadeiro propósito que consiste em salvar o maior número de animais possíveis.

Precisaremos também de voluntários para moderar os grupos que estão sendo criados. Caso se interesse, mande uma mensagem...

15/04/2009

Comércio de comunidades no Orkut

Você sabia que isto tem sido algo mais comum do que imagina?Sabia também que existem pessoas que vivem disso?

Isso mesmo, o criador da comunidade pensa em um nome interessante, criativo ou até mesmo besta para atrair bastante membros e quando atinge uma quantidade numerosa deles vende para aquele que der o maior lance, como uma espécie de leilão.

Um dia desses adicionei ao msn um rapaz que vive disso. Ele afirmou com todas as letras "eu crio comunidades, vou monitorando até ficar boa e vendo". O nome da comunidade dele? " Beijo bom é beijo demorado". Quem será que se interessaria por esta?

Geralmente o comprador trata-se de uma empresa ou de um indivíduo, que deseja divulgar para um nicho segmentado ou não seu produto ou serviço.

Como já citei em outros posts, eu mesma tenho uma comunidade numerosa e extremamente segmentada, que já foi inclusive alvo de alguns compradores, mas não está à venda!

Diversas comunidades que tratam do tema musculação no Orkut já foram vendidas para donos de lojas de suplementos esportivos que estão em busca de novos clientes.

Há uns 2 meses comentei a respeito com uma amiga jornalista e por conta disso este tema acabou virando pauta da revista " Pequenas Empresas & Grandes Negócios".

E você, o que pensa a respeito? Compraria uma comunidade?

10/04/2009

BBBs contam o que sentiram durante a prova da SUPER BONDER


Não perca, no domingão do Faustão, neste domingo dia 12/04, os BBBs falando sobre a emoção que sentiram na melhor prova de todos os tempos, envolvendo a cola SUPER BONDER.

Você ainda vai rever parte da ação e saber o que passou pela cabeça de cada um enquanto estavam lá de cabeça para baixo.

Esta ação de marketing foi excelente para reforçar a qualidade da cola. ALém de manter os BBBs grudados, conseguiu o mesmo feito com os telespectadores, que durante a prova, permaneceram em suas poltronas (grudados) sem tirar os olhos da prova.
Isso reforça o poder da marca!
CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO >


06/04/2009

TREINO TOTAL - O seu ponto de encontro fitness na web

A página http://www.treinototal.com.br/ nesta nova versão, está mais moderna, dinâmica e interativa, pois hoje contempla as melhores práticas da Web 2.0. O público alvo da revista eletrônica são as pessoas que freqüentam academia, são adeptas a atividades físicas, ou ainda, que buscam orientação para entrar nesse novo ritmo de vida, com muito mais saúde e bem estar.

Com seções exclusivas para promover encontro online entre profissionais de educação física e alunos, o site da revista eletrônica TREINO TOTAL traz em seu conteúdo, informações, dicas referentes a atividades físicas, saúde, qualidade de vida e o que há de mais novo sobre esses temas.

Personal trainners, nutricionistas esportivos e academias de todo o Brasil agora poderão se cadastrar gratuitamente no GUIA de BUSCAS, que será consultado diariamente por milhares de pessoas, e em benefício de todos.

CLASSIFICADOS - Um dos recursos que estão disponíveis no site da revista TREINO TOTAL - www.treinototal.com.br - é a página de Classificados, destinada à venda, compra e troca de equipamentos fitness. Aquela esteira que está encostada na sala de casa, sem utilidade, um aparelho de remo que não funciona mais, ou ainda, a necessidade de trocar um equipamento antigo por um novo, poderão ser anunciados gratuitamente no MURAL TOTAL, uma espécie de classificados online, criado para facilitar negociações entre quem deseja trocar, vender ou comprar equipamentos e/ou acessórios fitness usados.

CONCURSO – A revista eletrônica Treino Total vai promover uma série de atividades online, como o concurso GAROTA E GAROTO TREINO TOTAL, a ser realizado mensalmente. Para concorrer, os candidatos deverão enviar fotos tiradas durante seus treinos. A eleição será realizada pelo público, por meio de votação eletrônica. Os ganhadores serão capa da revista no mês correspondente à eleição. Os ganhadores receberão prêmios relacionados ao segmento, fornecidos pelos patrocinadores da seção (suplementos alimentares, acessórios etc) que poderão variar a cada mês.

ANTES & DEPOIS - Uma das seções que está gerando mais expectativas na revista é a ANTES e DEPOIS. Nela, por meio de recursos interativos, os próprios leitores poderão cadastrar seus depoimentos e enviar suas fotos. “Nesta seção é possível mostrar os resultados que cada um obteve depois de uma mudança de hábitos e a adesão a exercícios físicos. Quando a gente se dedica a uma atividade física, com disciplina e determinação, os resultados sempre são satisfatórios” explica Renata Lopes, idealizadora da revista eletrônica Treino Total, que é adepta da musculação há mais de 10 anos.

Ela acredita que esta seção servirá de estímulo para quem está começando e de reforço para quem já treina há algum tempo. Nas postagens, haverá espaço para comentários e interação dos usuários cadastrados no site.

EVENTOS - Cursos, workshops, feiras, palestras, lançamentos de livros relacionados ao tema Fitness terão seu espaço na seção EVENTOS, também, gratuitamente. Uma ferramenta de interação possibilita a postagem de cada evento, sem a necessidade de mediação do administrador do site.

FÓRUM – A seção TOTAL FÓRUM também é interativa. O espaço foi criado para incentivar o compartilhamento de informações e troca de experiências entre os cadastrados e os profissionais.

PRODUTOS TOP Fitness - A seção TRIKA RECOMENDA tem a missão de ser um referencial para quem busca os últimos lançamentos do mercado fitness e a indicação de produtos de qualidade (livros, acessórios, equipamentos, suplementos alimentares, novas opções de bebidas e alimentos ligth e diet etc).


História

A revista eletrônica www.treinototal.com.br nasceu da rede social ORKUT e foi idealizado pela jornalista Renata Lopes, que há mais de 10 anos treina musculação. O endereço fitness na web já passou por diversas academias e acabou tornando-se referência neste segmento. “O fato de ter uma comunidade sobre fitness no Orkut serviu de experiência para sentir quais eram as reais necessidades do público”, conta. “Tenho certeza que consegui cumprir o propósito desenhado para o site, que é levar informação de qualidade ao público e aproximar profissionais de alunos de forma interativa”, finaliza.

O conteúdo da TREINO TOTAL conta com o respaldo permanente dos melhores profissionais da área, com informações relevantes e disseminando conhecimento para todos os seus leitores.

Design

O visual da revista eletrônica Treino Total foi inteiramente modificado para que o público sinta-se em casa, ou melhor, na academia, com cores mais leves e em harmonia com o layout, para que a navegação não se torne pesada e cansativa. Também houve especial preocupação com a disposição das seções para que as informações sejam encontradas com facilidade. O miolo da página inicial está dividido em abas para serem clicadas de acordo com seu interesse. Quando o site é fechado e depois aberto, tem a vantagem de memorizar as últimas abas visualizadas.

As seções foram redefinidas e tecnicamente programadas em uma linguagem mais moderna, hoje de grande importância para que sites de busca (Google, Yahoo etc) localizem seus conteúdos. Além disso, algumas ferramentas foram incorporadas para que o leitor acompanhe as ultimas atualizações, mesmo que não esteja navegando na revista em um dado momento. Ele pode assinar o RSS do site ou ainda seguir os bastidores da TREINO TOTAL a partir do Twitter. (um microblogging).

"Acredito ter atendido aos anseios da Renata Lopes e por conseguinte, integrar uma comunidade forte, ativa e participativa em torno de objetivos fitness", diz Leandro Vieira, diretor da agência Apiki, especializada em desenvolvimento e gestão de soluções para web. Segundo Vieira, o projeto reúne recursos modernos, integrados, dinâmicos e interativos que possibilitam aos usuários uma melhor experiência", finaliza.


Linha do tempo
2003 – É lançada a primeira versão da TREINO TOTAL;
2005 – Tem seu visual e seções modificadas e conquista seu espaço com milhares de acessos diários do Brasil e do exterior;
2008 – Passou por uma reforma completa para ajustes às exigências da nova internet, focada em web 2.0.
2009 – Lançamento do novo site TREINO TOTAL.

03/04/2009

Super Bonder promove ação inédita no BBB9

Hoje não percam o BBB 9. A Super Bonder optou por eleger o programa para promover uma ação inédita, jamais vista. Os participantes serão envolvidos em uma grande surpresa!