25/03/2009

Tenha a sua própria rede social

O que é rede social? É um ambiente online onde favorece o encontro de pessoas com interesses em comun. Esta rede geralmente é formada por inúmeros grupos ou comunidades. Um dos mais populares sites de relacionamento, o Orkut é uma rede social. Também tem o Sonico, Facebook, Via6, Myspace, vários.

O problema do orkut é que a pessoa que é dona de uma comunidade não tem muita autonomia sobre ela, tirando as opçoes de definir se será pública ou não, moderada ou não, ou seja, limita-se a habilitar um ou outro recurso e ter o
poder deletar a comunidade e seus membros quando bem entender. O dono da comunidade não tem a vantagem de saber quantas pessoas passam por ela diariamente, não pode colocar um chat exclusivo, notas de avisos importantes, dentre outros recursos e facilidades.

Durante um curso que fiz o ano passado, quando Gil Giardeli, professor de Marketing Digital da ESPM, soube do quão numerosa a minha comunidade é no ORKUT recomendou que eu criasse a minha própria rede social em uma plataforma chamada NING.
De início pensei, vai dar muito trabalho, fora que não entendo de programação, apenas uma coisa ou outra de HTML. Por conta deixando a idéia de lado.

Até que um dia precisei enviar uma mensagem para todas as integrantes, coisa também que o Orkut não permite, pois caracteriza como SPAM. Agora pensem. Eu criei uma comunidade sobre um determinado assunto, se a pessoa está lá é porque se interessou.
Então, qual é o problema do dono querer enviar uma mensagem?

Bom, pensei melhor e decidi explorar o NING para ver no que dava. Fui mexendo um uma coisa, outra e aos poucos fui sendo seduzida pela ferramenta. É bem prática para trabalhar e recomendo a todos que querem autonomia e proporcionar maior interatividade entre os participantes.

Lá tenho chat, consigo enviar e-mails para todos, dentro de cada grupo posso colocar novos recursos e aplicativos, possibilita que os os perfis de cada usuário seja personalizado mediante sua vontade.
É bem bacana e recomendo.

Com isso criei a REDE SMAM - A primeira Rede Brasileira Fitness só para mulheres e que a cada dia tem crescido. Outro detalhe que tem de interessante é que ao contrário da sua comunidade que pode ser encontrada apenas pelos usuários do Orkut, se você configurar para que seja encontrada pelos canais de busca, ela será e com isso ficará cada vez mais conhecida.

Fora que você pode colocar RSS das noticias que te interessam que apareçam, definir se a sua rede social será inteira aberta ou só a primeira página. Os layouts são variados e você pode usar as cores que preferir,usar seu próprio domínio ou não, configurar para ter publicidade ou não, dentre outras vantagens.

Gostei tanto que estou criando a minha próxima rede social.

Em breve terei novidades.

2 comentários:

Fabiano Roberto disse...

eu já conheci o ning, e estou pensando em criar uma rede.

alias achei a sua muito legal

antonyfox47 disse...

eu também conheci o ning e ja tenho minha propria rede social:
http://entreamigos2000.ning.com/